OBS.: Caso você pretenda divulgar alguma de minhas postagens, favor clicar primeiro no título da respectiva, para assim gerar o link mais adeqüado à divulgação! Senão, o url encurtado será sempre o da própria 'HOME' - o do index desta página.

Inpirador…






(1) "[...] Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas! " < Mario Quintana >


Mas...

(2)
"É necessário ter o caos aqui dentro para gerar uma estrela." < Nietzche >

Incesto

sexta-feira, 12 de março de 2010

 

Ela é minha mãe biológica e faz aniversário hoje, 12 de março de 2010. Apesar disso, só vim a conhecê-la no ano de 2000, quando comecei a freqüentar aulas pelo ensino médio (na época, ainda chamado de 2º grau). A irmã dela - que é minha amante - também apaga suas velinhas nesta data, sendo dois anos mais velha que aquela, e tendo sido apresentada a mim num carnaval durante o mesmo ano de 2000. Falo aqui de um incesto, que não repreendo nenhum pouco, e espero que vocês compreendam e respeitem este meu caso, já que é duradouro…

Na verdade, isto que vos falei é a forma deu manter aqui a promessa que fiz de, nesta semana inteira, homenagear “apenas” as mulheres, estendendo a data referente ao Dia Internacional da Mulher e instituindo a semana da mulher! Não sei se vocês notaram, mas estas duas mulheres acima referidas não são comuns, isto é, não são de carne e osso. São de terra e concreto, ladeiras e prédios. Como? Não entenderam?! Então, também não sabem o que é uma prosopopéia? Não estão percebendo, ainda, que aqui estou a discorrer das cidades-irmãs pernambucanas Recife (a minha cidade natal) e Olinda (o meu amor)??? Neste dia, por convenção, a primeira completa 473 anos; a segunda, 475.

Nas duas cidades a data será lembrada com uma série de eventos: shows, atividades esportivas, desfiles de escolas de samba e clubes carnavalescos, corte de bolo e o tradicional “Parabéns para você”. Muita gente, porém, acha estranho como duas cidades independentes façam aniversário no mesmo dia, com exatos dois anos de diferença. Como é possível?

Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, a data de 12 de março é uma convenção, baseada no mais antigo documento histórico que menciona a existência de Recife e Olinda. Não se sabe o tempo da fundação de Olinda, dest’arte; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D.João III, o Foral - carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda. Nas praias, a vila foi fortificada para a defesa e do alto das colinas se expandiu em direção ao mar, ao porto e ao interior onde ficavam os engenhos de açúcar.

A questão da fundação do Recife, aleatoriamente atrelada à fundação de Olinda por força do chamado foral do donatário Duarte Coelho, datado de 12 de março de 1537 como dito, comprova que a História está cheia de equívocos e distorções, “carapetões” na linguagem de Oliveira Lima, adredemente “plantados” para confundir a realidade histórica.

O fato de ser mencionada no referido documento “a ribeira do mar dos arrecifes dos navios”, a restinga de terra à beira-mar naturalmente adequada para servir de porto seguro à navegação entre a capitania e a metrópole, nada tem a ver com a fundação do Recife propriamente dita. Trata-se, é claro, de simples menção de um relevo do solo como tantos outros existentes à época da fundação de Olinda que, segundo pesquisadores, deu-se dois anos antes, em 1535.

Como os historiadores são unânimes em considerar que Olinda nasceu antes, decidiu-se, por consenso, atribuir a Olinda a mesma data de aniversário, com dois anos de antecedência. A verdade é que as duas cidades já existiam antes dos respectivos aniversários.

Ah…
E morar em duas cidades litorâneas como estas, de belezas naturais e contrastes sociais marcantes, é bastante encantador. Têm praias abundantes, cultura em ebulição, povo cordial e história, muita história! As duas aniversariantes do dia têm muitos atrativos realmente, muitas paisagens coloridas e muitos sabores que mexem com a mente de turistas e dos moradores também.

OLINDA foi no passado a principal cidade de Pernambuco, ainda no período das capitanias  hereditárias, perdendo este status para Recife. Hoje, apesar de ter perdido o brilho econômico, Olinda é famosa mundialmente pelo seu carnaval, por suas ladeiras históricas, casarões e igrejas. Não é a toa que a cidade foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Vale-se ressaltar que os blocos carnavalescos originaram-se dos presépios, pastoris e ranchos de reis e tinham o intuito de dar oportunidade às mulheres de participarem do carnaval de rua.

O sentimento por Olinda é revelado de muitas formas, é inconfundível. "Na verdade, a imagem da cidade é inspiração para todo tipo de artista, desde o escultor, o pintor, o artista plástico de modo geral", afirma o artesão Ademir Sá. “Com certeza, Olinda está no coração”.

Do coração direto para um pedaço da casca de madeira de cajá, no qual é retratado o mar, o farol, o colorido do casario, o homem da meia-noite que interrompe a paz das igrejas seculares. A turista Elisângela Vieira não deixou a lembrança passar. “Eu vou levar pra casa, para o lugar tão longe onde moro, no Rio Grande do Sul”, conta. “Em um pedacinho de madeira, fica uma lembrança para a vida inteira de tudo o que a gente viu aqui”, acrescenta.

A paixão pela cidade costuma ser assim: imediata, à primeira vista. Mas o amor é diferente. Surge devagar, com a convivência. Talhado pela paciência de quem aprende a descobrir o outro, como o artista plástico Manu de Olinda. “Eu que nasci e fui criado em Olinda já conheço todos os pontos da cidade, então é fácil memorizar e fazer peças retratando”, diz.

Peças que traduzem a alegria, a riqueza, a religiosidade e o colorido de um lugar que parece uma obra de arte - impossível resistir. “Não tenho pretensão de sair da minha cidade, gosto demais, cada dia me inspiro mais aqui”, garante o artista plástico Lula de Andrade. E faz o desejo: “Feliz aniversário, Olinda!”.

RECIFE, por sua vez, é atualmente a principal cidade do estado de Pernambuco. A “Veneza Brasileira, Cidade Maurícia, Capital do Nordeste” conta com sua pujança baseada especialmente em serviços, tal que oferece ampla variedade de shoppings, universidades e prédios históricos, com destaque para o bairro do Recife Antigo. É uma cidade de grande concentração populacional, onde predominam bairros e comunidades populares. É um local referência no nordeste em diversos setores como saúde, comércio e tecnologia da informação.

Recife mexe com a imaginação dos visitantes e, principalmente, de quem mora aqui. Gente que consegue apreciar todo o sabor da capital pernambucana. A urbe tem gosto de quê…? De camarão? Do caldinho, dos bares e das rodas de amigos? A cor, o cheiro, tomando conta dos mercados de São José, de Casa Amarela e da Madalena? Os coqueiros, o sol, o mar, as praias do recife! As padarias onde o dia começa para milhares de recifenses.

O gosto doce das celebrações e datas importantes. O Recife do Galo da Madrugada, dos festejos juninos, do ciclo natalino, das ruas lotadas durante as festas da padroeira e do Morro da Conceição, do aniversário de 473 anos. E aniversário traz gosto de bolo. Não qualquer um, porque também não pode ser achado em qualquer lugar: o bolo de rolo. “Ele é tradicional em Pernambuco e com certeza vai representar muito bem o aniversário do Recife”, garante a balconista Chimenes da Silveira.

Apesar dos problemas inerentes a quaisquer cidades grandes, Recife e Olinda possuem um charme característico de cidades históricas. “O presente que não esquece o passado”, as tradições e as raízes culturais lembram isso. E, neste 12 de março, nem é precisava eu dizer que minha saudação especial era para estas duas coisinhas lindas!

 


Referências:

- http://portalolinda.interjornal.com.br/h…
- http://www.folhape.com.br/folhape/materi…
- http://www.meus365dias.com/2010/03/recife-e-olinda-festejam-mais-um-aniversario-em-2010.html


Para saber mais:

- http://www.horadobrasil.net/index.php?option=com_events&task=view_detail&agid=145&year=2010&month=3&day=12&Itemid=37
- História do Recife e Hino da Cidade: http://www2.uol.com.br/JC/sites/recifeolinda2007/historia_recife.html
- História de Olinda e Hino da Cidade:  http://www2.uol.com.br/JC/sites/recifeolinda2007/historia_olinda.html


Vídeos legais:

- Recife/piano: http://www.youtube.com/watch?v=lFCQ5rGTVOQ

- Olinda/violão: http://www.youtube.com/watch?v=Dsi1_gcL1bs


Programação para hoje:

A programação começa logo cedo e se estenderá até a madrugada, com os shows de diversos artistas, no palco armado em frente à Prefeitura de Olina e no Marco zero (Recife Antigo). Clique aqui e confira a programação.

Veja  mais à respeito: 




0 inspirados:

"Inspire e COMPARTILHE!"

 
Design by Pocket